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10 Anos na Internet
Sítio da Secretaria da Receita Federal

Visão dos Internautas

Como parte das comemorações dos 10 anos da página da Receita Federal na internet, foi realizada no período de 11 de julho a 31 de agosto de 2006 uma coleta de depoimentos  junto aos usuários do sítio, com o objetivo de conhecer a opinião de quem acompanha de perto esse trabalho.

O resultado obtido, extraído de cerca de quatrocentos relatos oriundos de todas as regiões do país e até do exterior, mostrou o nível de satisfação em relação aos serviços e informações disponíveis no sítio, várias sugestões de melhoria e também algumas críticas.

Para analisar melhor os relatos, eles foram agrupados segundo alguns critérios: região geográfica, grau de instrução, faixa etária e tipo de depoimento enviado pelos usuários. O resultado será exposto a seguir.

 

Nível de Instrução, Faixa Etária e Região do País

 

Os depoimentos recebidos vieram de todos os estados do Brasil, como ilustra o gráfico ao lado.

Com relação ao grau de instrução dos seus autores, a maior parte deles,  57%, possui o terceiro grau. Ademais, 26%  têm o segundo grau, 14%, pós-graduação e, 1%, o primeiro grau.

Outro parâmetro que variou bastante foi a faixa etária das pessoas que mandaram os depoimentos, mas predominaram mensagens de cidadãos com idade superior a 30 anos:

 

 

Opinião dos Usuários (elogios, críticas, sugestões)

Gráfico

 

 

Nos relatos recebidos, 74% dos usuários elogiaram a qualidade das informações e serviços oferecidos pela Receita Federal via internet; 19% apresentaram sugestões construtivas para que a organização melhorasse ainda mais a prestação de serviços, e 7% criticaram o conteúdo disponível no sítio.

Uma análise mais apurada dos comentários apontam os aspectos relacionados à agilidade, modernidade, inovação, pioneirismo e conclusividade como pontos fortes do atendimento da Receita Federal na internet.

Os relatos também trouxeram críticas visando a sanar demandas dos usuários, que podem ser classificadas, de forma resumida, em duas categorias:

 

1 - Melhoria de procedimentos existentes: o acompanhamento do processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) é um exemplo.

2 - Criação de novos serviços via internet: uma sugestão é a consulta de situação fiscal de contribuintes através do sítio.

No caso do acompanhamento do processamento da DIRPF, alguns contribuintes criticam o fato de que o sítio não tem um serviço efetivo com relação a esta questão e não esclarece se não receberam a restituição do imposto de renda à que fazem jus devido ao tempo normal de processamento ou a alguma incorreção identificada em suas declarações.  Por este motivo também sugerem que a Receita Federal melhore este serviço.

Vale salientar que, devido à obrigação legal de proteção ao sigilo fiscal, muitas informações não podem ser prestadas sem a confirmação da identidade do contribuinte. Apenas quem possui certificado digital, que prova a identidade do usuário, pode acessar dados mais detalhados através da internet. Mas, mesmo as pessoas que não possuem certificação digital, têm a opção de acessar o link "Serviços / Extrato Processamento – Declarações / DIRPF" no sítio da Receita Federal, e obter algumas informações sobre os motivos que podem ter levado a declaração a ficar retida em malha, caso seja esta a situação.

Sobre a criação de novos serviços, a Receita Federal lembra que uma grande variedade de serviços foi recentemente agregada ao sítio com o lançamento do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), e, para manter o sigilo fiscal, está acessível aos contribuintes que possuem certificação digital.

A Receita Federal ressalta que seu sítio está em constante evolução e que as opiniões recebidas são fundamentais para a adequação do atendimento à real necessidade dos seus usuários.

A você que contribuiu com seu depoimento, os agradecimentos da Receita Federal.