Este site utiliza Javascript, recurso que encontra-se desabilitado ou não é suportado pelo seu navegador. Alguns itens podem não funcionar corretamente.
10 Anos na Internet
Sítio da Secretaria da Receita Federal

A interface do Sítio da Receita Federal mudou bastante nestes dez anos. Diversas cores, designs e formas de organizar o conteúdo foram experimentadas para tornar o acesso ao sítio mais fácil e intuitivo.
Nesta seção, você poderá acompanhar as fases desta evolução.

1996

Foi com este formato que o Sítio da Secretaria da Receita Federal foi lançado, em 19 de setembro de 1996.

Para atrair a atenção dos internautas, as cores vermelha e amarela, em evidência na época, deram o tom desta página.

A respeito da disposição do conteúdo no sítio, para facilitar o acesso, ele foi dividido em três grupos: “Pessoa Física”, “Pessoa Jurídica” e “Legislação”. Além destes grupos, a página também oferecia links para informações institucionais da Receita Federal e para o envio de mensagens eletrônicas, entre outros.

Ademais, a página exibia um contador de acessos, elemento bastante comum na época, que informava ao público o número de visitantes que o sítio registrava até aquele instante.

Embora a página tivesse um caráter essencialmente informativo, a possibilidade de dispor de dados de forma centralizada, em especial a legislação, representava uma grande vantagem para os usuários. A oferta deste conteúdo facilitou, inclusive, o trabalho dos próprios servidores da Receita Federal.

1997

Esta nova interface apresentou uma série de melhoramentos em relação à anterior. Foram mudanças tanto no visual quanto na forma de organizar o conteúdo.

As cores que passaram a predominar na página foram o azul e branco, mais alinhadas à identidade visual da Receita Federal.

Os ícones ganharam detalhes, permitindo uma fácil compreensão do seu significado. Os textos dos links também ficaram mais claros e objetivos, contribuindo para uma navegação mais intuitiva pelo sítio.

Os serviços recém-lançados, como a entrega de declarações via Internet (Receitanet) e a consulta à restituição do imposto de renda, também foram destacados na página principal.

A interface exibia ainda a premiação recebida pelo sítio, um estímulo a mais à ampliação do atendimento ao contribuinte através da Internet.

1998

O aumento do volume de dados disponíveis no sítio e o crescimento no número de acessos, levaram à criação de um novo formato que organizou melhor as informações, facilitou a navegação e promoveu um tratamento visual mais adequado.

Para atender estes requisitos, modificações importantes foram realizadas:

- a criação de um menu superior com as opções “Pessoa Física”, “Pessoa Jurídica” e “Aduana e Comércio Exterior”;

- a criação de um menu lateral com as opções mais acessadas e as consideradas de maior relevância;

- a manutenção dos menus acessíveis no mesmo local durante a navegação em todo o conteúdo do sítio;

- a inclusão de uma ferramenta de pesquisa ao conteúdo da página;

- a inclusão de informações sobre estudos tributários, educação tributária, pagamentos e leilões.

A nova interface deu mais agilidade aos usuários e suporte a novos serviços e conteúdos.

Os novos prêmios recebidos pelo sítio da Receita Federal também foram destaque na página inicial.

1999
Entre outras mudanças, esta interface deu um novo colorido à página da Receita Federal, que agora tinha o azul como cor preponderante.

Outra alteração foi a adição de uma coluna na parte direita da página inicial para a divulgação de notícias de interesse dos contribuintes. Para agilizar a consulta ao conteúdo, esta coluna também passou a exibir uma caixa para a pesquisa no sítio. Os botões de acesso às informações mais relevantes ficaram maiores e mais chamativos.

Uma curiosidade desta interface era o link na página principal para informações sobre o bug do milênio. Este assunto foi um dos mais discutidos e que mais preocupou o mundo antes da chegada do ano 2000.
2000

Esta interface traz de volta o branco como cor de fundo do sítio da Receita Federal, dando-lhe um visual mais leve.

Para permitir um carregamento mais rápido, deu-se preferência ao texto sobre as imagens como ponto de acesso ao conteúdo do sítio. As imagens mantidas ficaram menos rebuscadas para um menor tempo de transmissão

A forma de acesso ao conteúdo do sítio também sofreu mudanças nesta nova interface. Os botões “Serviço”, “Informações” e “Instituição” substituíram os antigos botões “pessoa física”, ”pessoa jurídica” e “aduana e comercio exterior”.

O menu lateral recebeu novos elementos, como o “Guia do Contribuinte” e o “Receitanet”, e também passou a oferecer aos usuários do sítio a opção de personalização do próprio menu.

2002
Embora bastante parecida com a interface anterior, diversas melhorias foram incorporadas nesta versão. A mudança na cor do texto e criação da área de destaque para notas, foram algumas delas.

Para o público estrangeiro, a inclusão de páginas em inglês e espanhol com as informações e serviços mais procurados representou uma grande comodidade.

Outros pontos que facilitaram a vida dos usuários em geral foi a sensível melhoria na ferramenta de busca e o crescimento do número de serviços que figuravam no sítio.
2003
Em 2003, o lançamento da nova interface refletiu a grande reformulação promovida no sítio da Receita Federal.

Novas informações e serviços relevantes vieram para a página inicial e múltiplas formas de acessar o conteúdo deram mais agilidade aos usuários.

Outra novidade foi a criação de vários menus do tipo “drop-down”. Eles permitem o acesso direto a informações específicas do sítio sem a necessidade de carregamento de páginas intermediárias, tornando muito mais rápida a localização e visualização do conteúdo desejado.

Na barra superior da página, três grandes grupos foram adicionados para deixar o acesso às informações ainda mais intuitivo: -

- No primeiro grupo, três botões - “Pessoa Física”, “Pessoa Jurídica” e “Aduana e Comércio Exterior” - dão acesso a conteúdos específicos para os grandes segmentos de público da Receita Federal.

- O segundo grupo contém informações sobre a Instituição e de apoio à navegação. Ali foi incluído um atalho para a ferramenta de busca e um novo menu, denominado “Onde Encontro”, que proporciona um acesso direto a uma variedade de assuntos.

- O terceiro grupo, que também possui um menu do tipo “drop-down”, fornece mais uma maneira de encontrar informações e serviços no sítio.

As outras áreas da página são utilizadas para destacar assuntos de interesse dos contribuintes, divulgar a agenda tributária, a taxa de juros selic e diversos outros avisos e orientações.

A nova interface contemplou ainda aspectos como, por exemplo, a adequação da linguagem textual e a implementação de recursos voltados ao desenho universal, atendendo a requisitos de acessibilidade.

Futuras inovações encontram-se em fase de desenvolvimento e devem facilitar o acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais, especialmente visuais, ao conteúdo disponível no sítio da Receita Federal.