Brasília, 06 de outubro de 2006

Receita Federal doa obra de Cândido Portinari ao IPHAN

A Receita Federal vai doar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (IPHAN) a obra "Caçador de Passarinho", de Cândido Portinari. A entrega será feita segunda-feira (9), às 10 horas, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, pelo secretário da Receita, Jorge Rachid, ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O quadro de Portinari, além de outras obras, entraram no País em dezembro de 2005 através do Porto de Santos em meio a mercadorias variadas, avaliadas em mais de R$ 1 milhão. Durante fiscalização de rotina, a Receita descobriu que os bens foram declarados como produtos químicos.

As ações dos fiscais visam evitar a entrada no Brasil de mercadorias contrabandeadas, piratas e com preços subfaturados com vistas a pagar menos impostos. Os objetos apreendidos por esses motivos são leiloados, destruídos, doados ou incorporados ao patrimônio público.

Serão permitidas imagens e fotos do evento, que acontece no Museu Nacional de Belas Artes, na Rua Murtinho Nobre, 93 (Santa Tereza), no Rio de Janeiro (RJ).

Assessoria de Imprensa da SRF

 

A Receita Federal agradece a sua visita. Para informações sobre política de privacidade e uso, clique aqui.
Atualize sua página