Brasília, 23 de outubro de 2006

Receita faz apreensão recorde de 160 mil pares de tênis

A Operação Metamorfose da Receita Federal , através da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho e da Alfândega do Porto de Itaguaí (RJ), apreendeu de 160 mil pares de tênis, top de linha, importado de marca famosa, sendo considerada a maior apreensão já registrada no país. Até o momento, foram identificados oito contêineres, sendo que o trabalho dos fiscais prossegue, podendo esta quantidade aumentar significativamente.

A partir das investigações, a Receita Federal identificou uma quadrilha que fraudava a documentação para liberação da carga. Empresas que operam no comércio exterior, assim como escritórios de despacho aduaneiro, registravam a importação como sendo guarda-chuvas, quando, na realidade, constatou-se que os contêineres  encontravam-se abarrotados de tênis procedentes da Ásia.

Com a prática de falsa declaração de conteúdo, a quadrilha burlava os controles administrativos na importação, incorrendo no ilícito de             sonegação fiscal, além do crime de contrabando e descaminho. Há forte suspeita de que se trata de falsificação, já tendo sido retiradas amostras para verificação da autenticidade ou não dos tênis da Nike.

A carga  encontra-se no Porto de Itaguaí (RJ) e estará disponível para imagens  e entrevista, com o inspetor da Alfândega, amanhã (24), entre 13 horas e 14 horas,

 

Assessoria de Imprensa da SRF

 

A Receita Federal agradece a sua visita. Para informações sobre política de privacidade e uso, clique aqui.
Atualize sua página