Programa IRPF 2007 versão Java

O programa IRPF2007 versão Java pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, desde que obedecidas as seguintes instruções:

1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.4.2 ou superior, deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM.

A Máquina Virtual Java poderá ser baixada acessando o site  http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp .

Atenção :

Se você tem instalada em sua máquina a versão 1.7 do Java e seu sistema operacional é Windows, para o correto funcionamento do programa IRPF, desinstale a versão 1.7 e instale a versão anterior, 1.6. Para isso, realize os seguintes passos:

a) Para desinstalar a versão 1.7 do Java, siga as instruções da página Java uninstallation instructions for Windows (Instruções de desinstalação do Java para Windows) .

b) Para instalar a versão 1.6 do Java, siga as instruções da página Máquina Virtual Java.

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

A) Para Linux: IRPFJava2007linuxv2.0.bin

Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x IRPFJava2007linuxv1.0.bin" ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

B) Para Mac: IRPFJava2007macv2.0.dmg

C) Para Windows: IRPFJava2007win32v2.0.exe

D) Para Solaris e outros sistemas operacionais: IRPF2007v2.0setup.jar

E) Além das opções acimas com instalador, é disponibilizado o arquivo zip que deve ser descompactado no local desejado: irpf2007v2.0.zip

3) Importante: Para adequação à nova nomenclatura da Secretaria da Receita Federal do Brasil foram geradas novas versões dos Programas IRPF 2007. Por este motivo a partir de 02/05/2007 não será mais possível a entrega de declarações geradas por versões anteriores destes programas.

Orientação para Instalação da nova versão do Programa IRPF 2007:
Caso já exista versão anterior do Programa IRPF 2006 instalada, o contribuinte deve instalar a nova versão SEM desinstalar a versão anterior. Durante a nova instalação o Programa IRPF detectará a existência da versão anterior e solicitará que o contribuinte informe se deseja preservar os dados.

Obs: Mesmo que a declaração já tenha sido gerada com a versão anterior, deverá ser gerada novamente (opção Gravar Declaração para Entrega à RFB) antes da transmissão.

Notas :

1) É vedada apresentação da declaração gerada pelo programa IRPF2007 Java pela pessoa física que:

a) obteve, em qualquer mês do ano-calendário de 2006, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto; ou

b) optou pela isenção do imposto de renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contado da celebração do contrato de venda, nos termos do art. 39 da Lei n o 11.196, de 21 de novembro de 2005.

2) Para efetuar a transmissão em qualquer sistema operacional, é necessário que esteja instalado o programa Receitanet Java 2007.01 ou superior.

3) A opção D é o arquivo JAR do instalador do IRPF2007. Para utilizá-lo, execute "java -jar irpf2007v1.0setup.jar" na linha de comando.

4) A opção E dispensa instalador, diferentemente das opções A, B, C e D que são os arquivos executáveis do instalador. Destina-se aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação. Para usar a opção E, descompacte os arquivos no local desejado e utilize as instruções do arquivo Execute.txt

Termo Público de Cessão de Direito de Uso:

A Secretaria da Receita Federal do Brasil informa que o Programa Aplicativo para Preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física do exercício de 2007, ano-calendário de 2006 (IRPF 2007 Java), desenvolvido pelo SERPRO para a SRF,é objeto de propriedade intelectual da União e tem seu uso licenciado para o contribuinte, para ser utilizado exclusivamente para os fins a que se destina. Seu uso indiscriminado parafinalidade diversa sujeita o responsável às penas da lei.