Programa IRPF 2008

O programa IRPF2008 pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, desde que obedecidas as seguintes instruções:

1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.4.1 ou superior, deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM.

A Máquina Virtual Java poderá ser baixada acessando o site  http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp .

Atenção :

Se você tem instalada em sua máquina a versão 1.7 do Java e seu sistema operacional é Windows, para o correto funcionamento do programa IRPF, desinstale a versão 1.7 e instale a versão anterior, 1.6. Para isso, realize os seguintes passos:

a) Para desinstalar a versão 1.7 do Java, siga as instruções da página Java uninstallation instructions for Windows (Instruções de desinstalação do Java para Windows) .

b) Para instalar a versão 1.6 do Java, siga as instruções da página Máquina Virtual Java.

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

A) Para Windows: IRPF2008win32v3.1.exe

B) Para utilização dos demais sistemas operacionais, é disponibilizado  o arquivo zip que deve ser descompactado no local desejado. IRPF2008v3.1.Zip

Notas :

1) Para efetuar a transmissão em qualquer sistema operacional, é necessário que esteja instalado o programa Receitanet Java 2008.01 ou superior.

2) A opção B dispensa instalador, diferentemente da opção A,  que corresponde ao arquivo executável do instalador. Destina-se aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação. Para usar a opção B, descompacte os arquivos no local desejado e utilize as instruções do arquivo Execute.txt

Termo Público de Cessão de Direito de Uso:
A Secretaria da Receita Federal do Brasil informa que o Programa Aplicativo para Preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física do exercício de 2008, ano-calendário de 2007 (IRPF2008), desenvolvido pelo SERPRO para a RFB, é objeto de propriedade intelectual da União e tem seu uso licenciado para o contribuinte, para ser utilizado exclusivamente para os fins a que se destina. Seu uso indiscriminado para finalidade diversa sujeita o responsável às penas da lei.