Declaração Download de Programas

Programas necessários para todas as decalarações

A máquina virtual java ( JVM ), versão 1.6.0 ou superior, NÂO foi detectada neste computador. Por favor, clique aqui e prossiga com a instalação. Caso persista alguma dúvida, assista ao Tutorial de instalação Java .

Atenção

A máquina virtual java ( JVM ), versão 1.6.0 (ou superior), foi detectada neste computador. Caso haja algum problema com sua versão, clique aqui e reinstale uma nova.

Se você possui instalada em sua máquina a versão 1.7 do Java e seu sistema operacional é Windows, para o correto funcionamento do programa IRPF, desinstale a versão 1.7 e instale a versão anterior, 1.6. Para isso, realize os seguintes passos:

a) Para desinstalar a versão 1.7 do Java, siga as instruções da página Java uninstallation instructions for Windows (Instruções de desinstalação do Java para Windows) .

b) Para instalar a versão 1.6 do Java, siga as instruções da página Máquina Virtual Java.

Declarações Auxiliares do IRPF 2011

Em situações especiais será necessária a utilização de programas auxiliares do ano-calendário 2010: Atividade Rural , Ganho de Capital , Ganho de Capital em Moeda Estrangeira e Carnê-Leão .

Termo Público de Cessão de Direito de Uso

A Secretaria da Receita Federal do Brasil informa que o Programa Aplicativo para Preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física do exercício de 2011 (IRPF 2011), ano-calendário de 2010, desenvolvido pelo Serpro para a RFB, é objeto de propriedade intelectual da União e tem seu uso licenciado para o contribuinte, para ser utilizado exclusivamente para os fins a que se destina. Seu uso indiscriminado para finalidade diversa sujeita o responsável às penas da lei.