Pagamento Emissão de Darf

Emissão de Darf para pagamento das quotas

Quota Como emitir o Darf
Pagamento da 1ª quota ou da quota única

Imprima o Darf diretamente no programa IRPF 2011, utilizando a opção Declaração...Imprimir... Darf com código de barras .

O pagamento dessa quota até 29/04/2011 não sofre nenhum acréscimo.

Pagamento das demais quotas

Imprima o Darf utilizando uma das opções abaixo:

1)    Extrato da DIRPF : na seção Demonstrativo de Débitos da Declaração .

2)    Programa para cálculo e emissão do Darf das quotas do IRPF : informe o número e o valor da quota.

3)    Programa do IRPF 2011: na opção Declaração...Imprimir... Darf .

Após a impressão, preencha manualmente os campos multa, juros e valor total, de acordo com a data de pagamento.

4)    Preenchimento manual do Darf

ATENÇÃO: A segunda quota, quando paga no prazo, será acrescida de 1% de juros. As demais quotas, mesmo quando o pagamento for feito no prazo, serão acrescidas de juros equivalentes à taxa Selic do período de 01/05/2011 até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) no mês do pagamento.

AVISOS

- antecipar, total ou parcialmente, o pagamento do imposto ou das quotas, não sendo necessário, nesse caso, apresentar declaração retificadora com a nova opção de pagamento;

- ampliar o número de quotas do imposto inicialmente previsto na declaração, até a data de vencimento da última quota desejada, mediante a apresentação de declaração retificadora ou o acesso ao sítio da RFB na Internet, opção Extrato da DIRPF. (Cidadão... IRPF Extrato e Restituição... Extrato Completo do Processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física)

Informações Adicionais

Outras informações podem ser obtidas a partir do título Perguntão (Perguntas e Respostas) , em especial o item selecionado abaixo: