RECEITAFONE - 146

É o serviço telefônico da Receita Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN, disponibilizado ao cidadão por meio do 146 , para ligações realizadas no Brasil, ou (+) (55) (11) 3003 0146 para chamadas originadas do exterior, em duas formas:

O serviço do 146 está disponível somente para o contribuinte pessoa física e se presta a fornecer orientações e consultas públicas disponíveis nos sítios da RFB e da PGFN, na internet e, a realizar agendamento de serviços, de acordo com disponibilidade de vagas existentes nas Unidades de Atendimento da RFB.

OPÇÃO PARA DIGITAR

SERVIÇO DISPONIBILIZADO

PARA QUEM

QUAIS DADOS O CIDADÃO DEVE DIGITAR NO TECLADO DO TELEFONE

Opção 1: Regularização de CPF Regularizar o CPF que se encontra "pendente de regularização" ou "suspenso", do cidadão que está fora do país, exceto se o contribuinte estiver omisso da entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Exclusivo (e ouvido) somente para o cidadão que originar a chamada de fora do Brasil, por meio do número (+) (55) (11) 3003 0146. O número do CPF e data de Nascimento
Opção 3: Consulta Restituição do Imposto de Renda Consultar se o contribuinte teve sua restituição do Imposto de Renda depositada em conta bancária. Para o contribuinte que declarou imposto de renda e possui saldo de imposto a ser restituído. O número do CPF e o ano para o qual o contribuinte quer saber se há restituição. Estão disponíveis para consulta os três últimos exercícios.
Opção 4: Consulta alteração e regularização do CPF.

Serviço subdividido em 4 itens:

Opção 2 - Consulta pública à situação cadastral do CPF . Qualquer cidadão que tiver interesse em saber a situação cadastral do CPF na Receita Federal O número do CPF
Opção 3 – Consulta ao andamento de solicitação no CPF . Cidadão que solicitou um serviço de CPF em uma das conveniadas (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios) e quer saber o andamento do pedido. 1º) digitar 1 se solicitação realizada nos Correios, 3 se realizada no Banco do Brasil e 5 se na Caixa Econômica Federal ou digite 7 para exterior. 2º) digitar a data de atendimento 3º) digitar o Código do Atendimento com 9 algarismos recebido na conveniada. Se atendimento realizado na Caixa Econômica Federal o cidadão deve digitar zero antes do código de atendimento.
Opção 4 – Informação sobre regularização do CPF . Cidadão interessado em obter informações sobre como regularizar o CPF que está em situação cadastral "suspenso" ou "pendente de regularização." Somente texto explicativo.
Opção 5 - Informação sobre Inscrição, alteração e impressão do comprovante de inscrição no CPF: digitando 2 – Inscrição no CPF , 3 – alteração no CPF , 4 – impressão do comprovante de inscrição . O cidadão ouve texto informativo de como e onde realizar estes serviços. Cidadão interessado em obter informações sobre como se inscrever, alterar dados e imprimir o comprovante de inscrição no CPF. Texto explicativo.

O Call Center está disponível somente para pessoa física se presta a fornecer orientações e consultas públicas disponíveis nos sítios da RFB e da PGFN, na internet e, a realizar agendamento de serviços, de acordo com disponibilidade de vagas existentes nas Unidades de Atendimento da RFB.

Para falar com os atendentes do call center há as seguintes opções:

Por meio desta opção, o contribuinte pode consultar se sua restituição do imposto de renda foi depositada em conta bancária ou obter outras informações relacionadas a imposto de renda da pessoa física.

Nesta opção o contribuinte, pessoa física, solicita agendar atendimento presencial nas unidades da RFB.

O contribuinte pessoa física deve fornecer: CPF, telefone, data de nascimento e indicar a unidade da Receita Federal em que deseja atendimento.

Por meio desta opção o contribuinte pode consultar a lista de devedores, receber orientação sobre emissão de DARF e obter outras informações, disponíveis no Portal da PGFN na internet.

Nesta opção o contribuinte pode obter orientações, com base nas informações disponíveis nos sítios da RFB e da PGFN, na internet, sobre Declaração de Imposto de Renda, Restituição, Parcelamento, Recolhimento (DARF), CPF, Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) e outros assuntos pertinentes à pessoa física.

Qual assunto

Qual serviço

Dados Necessários

Agendamento

Agendar atendimento presencial

Pessoa física: CPF, data de nascimento e telefone.

CPF

Consultar Inscrição e situação cadastral

Número do CPF

Consultar Andamento do Pedido referente ao CPF

Local Atendimento, Código Atendimento,
Data Nascimento e Data do atendimento

CAFIR

Consultar Inscrição e situação cadastral

Número do Imóvel Rural na RFB

Restituição

Consultar Restituição do Imposto de Renda

Número do CPF

Consulta Pedido de Restituição Não-resgatada

CPF, nº do pedido

Processo

Consultar andamento de Processo

Número do Processo Ou CPF

O atendimento eletrônico está disponível 24 horas e o atendimento personalizado (call center) de segunda-feira à sexta-feira, de 8:00 às 20:00 horas (horário de Brasília), exceto em feriados nacionais e em datas definidas pelo Poder Executivo Federal como ponto facultativo para as unidades de atendimento presencial da RFB.

Ligação originada de telefone fixo será gratuita.

Ligação originada de telefone celular será pago pelo usuário o preço da tarifa de serviço local, conforme a operadora de telefonia utilizada.

Ligação internacional será pago pelo usuário o preço de chamada DDI, conforme a operadora de telefonia utilizada.