Anterior | ÍNDICE | Próxima

Informações Básicas do Programa Livro-Caixa da Atividade Rural 2007

Informações Básicas do Programa Livro-Caixa da Atividade Rural 2007

A) Instruções Gerais do Programa Livro Caixa da Atividade Rural 2007

O resultado da exploração da atividade rural é apurado mediante escrituração do livro Caixa, abrangendo as receitas, as despesas de custeio, os investimentos e demais valores que integram a atividade rural do declarante.

O resultado positivo da Atividade Rural é tributado na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Dessa forma, os dados consolidados do livro Caixa (os que estão na ficha Consolidação de Receitas e Despesas) devem ser transportados para o IRPF2008 mediante o acesso do menu Ferramentas opção Exportar para o IRPF2008.

Quando a receita bruta total auferida no ano-calendário não exceder a R$ 56.000,00 é facultada a apuração mediante prova documental, dispensada a escrituração do livro Caixa, exceto na hipótese de apuração de prejuízo que se deseja compensar futuramente.

Ultrapassado o limite de R$ 56.000,00 a escrituração do livro Caixa é obrigatória, podendo ser feita manual ou eletronicamente por meio deste programa.

O livro Caixa independe de registro ou autenticação em qualquer órgão.

A escrituração do livro Caixa deve ser baseada em documentos idôneos a comprovar tanto a receita quanto as despesas.

O resultado da atividade rural produzido por bens comuns ao casal, em decorrência do regime de casamento, deve ser apurado e tributado pelos cônjuges relativamente à sua parte.

B) Vantagens do Programa Livro Caixa da Atividade Rural

O programa Livro Caixa de Atividade Rural 2007 (IRPF 2008) oferece as seguintes vantagens:

- escrituração eletrônica do livro Caixa;

- impressão do livro Caixa, com termos de abertura e de encerramento;

- totalização das receitas e despesas mensais;

- gravação de dados para serem importados pela Declaração de Ajuste Anual do IRPF exercício de 2008, ano-calendário de 2007;

- ajuda sobre atividade rural.

C) O que deve ser escriturado no Livro Caixa da Atividade Rural 2007

Serão escriturados os rendimentos recebidos individualmente, em parceria rural ou em condomínio, relativamente à exploração das seguintes atividades:

a) criação, recriação ou engorda de animais de qualquer espécie;

b) cultura do solo, seja qual for a natureza do produto cultivado;

c) apicultura, avicultura, cunicultura, piscicultura, sericicultura, ou quaisquer outras culturas animais inclusive da captura e venda in natura de pescado;

d) extração animal e vegetal;

e) transformação de produtos agrícolas ou pecuários, sem que sejam alteradas a composição e as características do produto in natura

 

 

 


Anterior | ÍNDICE | Próxima
Preparar Página para Impressão A Receita Federal agradece a sua visita. Para informações sobre política de privacidade e uso, clique aqui.
Atualize sua página