Siscomex - Importação

Esta opção de acesso possibilita ao contribuinte possuidor de certificado digital e-CPF realizar todas as transações relativas a este serviço, pertencente ao Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex, desde que autorizadas pelo perfil ou perfis do sistema em que esteja previamente habilitado junto à RFB.

Ao utilizar este serviço, o contribuinte certificado poderá executar atividades, restritas ao perfil em que esteja habilitado, relativas ao despacho aduaneiro de importação, tais como: solicitação e deferimento de licenciamento de importações (LI); e, registro da Declaração de Importação (DI), dentre outras.

Orientações para acesso ao Siscomex Importação - versões em Visual Basic (V.B.) e  WEB

1. Premissas

São condições básicas para se permitir o acesso dos usuários ao ambiente do Siscomex Importação, dispor dos seguintes componentes previamente:

1.1. Certificado Digital - O certificado digital poderá ser providenciado através do link: Emissão, Renovação e Revogação de Certificados Digitais e-CPF ou e-CNPJ.

1.2. Habilitação – O usuário do serviço deverá obedecer o requisito fundamental de estar previamente habilitado perante a RFB. Para tal o importador deverá se dirigir a um dos endereços da RFB para obter o devido credenciamento;

1.3. Pacote Orientador  (somente para uso da versão em V.B.)  – Corresponde ao perfil do usuário;

1.4. Emulador IWW  (somente para uso da versão em V.B.)  – O emulador de terminais IWW deverá ser obtido através de acesso ao site do fornecedor: http://www.growtec.com.br.

2. Cadastramento no Siscomex Importação – versão em V.B.

Cadastramento: Para realizar o cadastramento na facilidade de acesso WEB, o usuário já deverá dispor, previamente, do Certificado Digital, que é um item obrigatório neste momento. Deverá em seguida acessar o link " Acesso SAS Siscomex Web ". Neste ponto, o usuário deverá proceder a entrada dos dados, conforme solicitado pela aplicação de cadastramento.

3. Acesso ao Siscomex Importação - versão em V.B.

Uma vez instalados e disponibilizados todos os componentes relacionados nos itens anteriores, o usuário deverá tão simplesmente acionar o emulador IWW. Tal emulador, por sua vez irá chamar a janela “pop-up” do ambiente c-VPN, onde o usuário deverá entrar com suas credenciais do Certificado Digital, e em seguida será apresentada a tela de LOGIN no ambiente Siscomex Importação.

4. Acesso ao Siscomex Importação – versão WEB

De posse de seu Certificado Digital, e já habilitado previamente perante a RFB, para acesso ao sistema o usuário necessitará somente acionar o link “ Siscomex Importação Web ”. Nesse momento, o usuário deverá entrar com suas credenciais do Certificado Digital, e em seguida será apresentada a tela inicial no ambiente do Siscomex Importação Web.

A Receita Federal agradece a sua visita. Para informações sobre política de privacidade e uso, clique aqui .
Atualize sua página