Como obter um Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ 

O primeiro passo é acessar a página da Secretaria da Receita Federal na Internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br , onde, através do link Atendimento Virtual - Receita 222,   pode-se encontrar a relação das Autoridades Certificadoras devidamente autorizadas pela Secretaria da Receita Federal à emissão, renovação e revogação de Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ . 

Entrando na página de cada Autoridade Certificadora, na Internet, através dos respectivos link's, presentes na página da Secretaria da Receita Federal, o contribuinte poderá avaliar qual delas mais satisfaz às suas necessidades (preço, endereços de atendimento mais próximo, serviço de atendimento no local indicado peloo usuário, etc). 

Após efetuar a escolha da Autoridade Certificadora para emissão do Certificado Digital o contribuinte preencherá, via Web, o formulário de solicitação do e-CPF ou e-CNPJ, imprimindo em seguida o Termo de Responsabilidade. 

O contribuinte deverá encaminhar-se à Autoridade de Registro da Autoridade Certificadora escolhida portando toda a documentação exigida e duas vias do Termo de Responsabilidade   sem assinatura, para que seja feita a confirmação da identidade do solicitante. A assinatura do Termo de Responsabilidade será feita perante à Autoridade de Registro após esta validar das informações contidas no Termo de Responsabilidade. 

A próxima etapa será a aprovação, pela Autoridade de Registro, da solicitação efetuada, sendo que a partir do momento desse momento o certificado estará disponível na página da Autoridade Certificadora para ser instalado. 

Após a instalação do Certificado Digital o usuário deverá instalar em seu computador ou smartcard, a cadeia de certificados da ICP Brasil (Autoridade Certificadora Raiz ICP-Brasil, Autoridade Certificadora da SRF e Autoridade Certificadora emitente do certificado) . Estes certificados estão disponíveis para serem instalados, sem ônus, na página internet da Autoridade Certificadora emitente do e-cnpj ou e-cpf. 

Após essas etapas e antes de se fazer o uso do Certificado Digital o usuário deverá testar o funcionamento do mesmo na página da Autoridade Certificadora responsável pela emissão deste, para garantir que o mesmo está apto a ser utilizado.

A Receita Federal agradece a sua visita. Para informações sobre política de privacidade e uso, clique aqui .
Atualize sua página