Resposta da Receita Federal do Brasil

Assunto:  IRPF - Cópias de Recibo da Declaração

Prezado(a) Contribuinte,

Por favor, leia até o fim as informações direcionadas para o atendimento de sua dúvida:

1 -Nº DO RECIBO DE ENTREGA DA DIRPF DO ANO ANTERIOR

O preenchimento do número de recibo é opcional, exceto para o envio de Declaração IRPF retificadora.

Quando os dados da Declaração do IRPF do ano anterior são importados para o programa da Declaração do IRPF do exercício atual, o número do recibo é preenchido automaticamente.

2 -Quando há cópia em meio digital (back-up) ou impressão de recibo de entrega, o número pode ser obtido:

a) na parte inferior do recibo ou por meio do menu Declaração, opção Abrir, caso a declaração anterior tenha sido entregue mediante a utilização do programa;
b) na parte inferior do recibo, caso a declaração anterior tenha sido apresentada pelo sistema on-line;
c) na etiqueta afixada pelos Correios e lojas franqueadas dos Correios, na parte superior central da página 1, se o modelo da declaração foi o simplificado, ou da página 1 do Recibo de Entrega, se foi o completo, caso a declaração anterior tenha sido entregue em formulário, informando, neste caso, os nove números constantes na referida etiqueta, desprezando-se as letras.

Devido ao sigilo fiscal, não é possível obter o número de recibo de entrega de declaração por meio do correio eletrônico (Fale Conosco).

3 -RECIBO DA DIRPF

Para imprimir o recibo da DIRPF, abra o programa e clique na opção Declaração > Imprimir > Recibo.

4 -PROCESSAMENTO DA DIRPF (EXTRATO)

O serviço de acompanhamento do processamento da declaração IRPF está disponível na internet. Para a consulta, o número do recibo de entrega da Declaração IRPF deverá ser informado. Clique aqui para acessar o serviço.

5 -A Receita Federal não fornece cópias de recibos de entrega de declarações, mas a cópia da declaração serve como comprovante de entrega porque informa o protocolo de recebimento do SERPRO/RFB.

A cópia da Declaração de IRPF pode ser obtida em uma unidadesde atendimento da Receita Federal, veja os detalhes.

6 -Pela Internet, o recibo também está disponível aos contribuintes que possuem “Certificação Digital”, na opção Centro de Atendimento Virtual (e-CAC).

Existe também a alternativa de solicitar uma Procuração RFB que possibilita as pessoas jurídicas ou físicas que não possuem certificados digitais, outorgarem poderes a outra pessoa física ou jurídica que possua certificado digital para utilização, em nome do outorgante, dos serviços disponíveis no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

A Procuração RFB será emitida, exclusivamente, a partir do aplicativo disponível no sítio da Receita Federal do Brasil, veja aqui.


   


Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Receita Federal do Brasil