Conteúdo > Como Fazer Para... > Importar Dados de uma Declaração ou de um Demonstrativo

  

Importar Dados de uma Declaração ou de um Demonstrativo

Para usar esta opção, clique no ícone à direita da tela. Será apresentada uma caixa de diálogo mostrando as opções de importação de dados: IRPF 2005, Carnê-leão 2005 e Livro Caixa da Atividade Rural 2005.

Para importar os dados do IRPF 2005, clique sobre o link IRPF 2005. Será apresentada uma caixa de diálogo solicitando que se indique a origem dos dados a serem importados. Informe a unidade (disco rígido ou disquete) e a pasta em que estão os dados. A seguir, selecione o(s) CPF desejado(s) e clique em Importar.

Observações:

1. A importação dos dados do IRPF2005 poderá ser obtida por meio da cópia de segurança ou da declaração gravada para entrega à Secretaria da Receita Federal.

2. Serão recuperados:

a) Os dados da ficha identificação do declarante, exceto os campos do endereço que devem ser preenchidos pelo contribuinte e o código 61 do campo Natureza da Ocupação;

b) Os nomes, CPF e datas de nascimento dos dependentes, se Declaração de Ajuste Anual de 2005 apresentada no modelo completo. Se a declaração de 2005 for simplificada, recuperam-se códigos, nomes, CPF e as datas de nascimento dos dependentes;

c) A declaração de bens, dívidas e ônus reais com valor diferente de zero em 31/12/2004.

d) Os imóveis rurais explorados, a declaração de bens da atividade rural (somente código e discriminação) e o estoque final do rebanho;

e) A discriminação da(s) dívida(s) vinculada(s) à atividade rural, no Brasil e/ou no exterior, desde que na declaração IRPF2005 tenha valor diferente de zero no campo “Contraídas em 2004”e valor no campo “Efetivamente Pagas em 2004” menor que o valor do campo “Contraídas em 2004”.

Atenção: Quando se solicitar a importação de dados da Declaração de Ajuste Anual de 2005, o programa apaga todos os dados porventura já digitados (para aquele CPF). Por isso, a importação deverá ser feita antes do início do preenchimento da declaração.

Para importar os dados do Carnê-leão 2005, clique sobre o link Carnê-leão 2005. Será apresentada uma caixa de diálogo solicitando que se indique a origem dos dados a serem importados. Informe a unidade (disco rígido ou disquete) e a pasta em que estão os dados. A seguir, selecione o CPF desejado e clique em Importar.

Observações:

1. A importação dos dados do Carnê-leão 2005 é obtida através do arquivo gerado pela opção "Exportar para o IRPF 2006" do referido programa.

2. Serão recuperados:

a) Rendimentos recebidos de pessoa física do titular;

b) Rendimentos recebidos do exterior;

c) Previdência Oficial;

d) Dependentes;

e) Pensão Alimentícia;

f) Livro-caixa;

g) Carnê-leão pago.

Atenção: Os valores correspondentes a Dependentes e Pensão Alimentícia devem ser informados nas fichas Dependentes e Pagamentos e Doações Efetuados respectivamente para que sejam considerados como dedução no momento do cálculo do imposto. Os valores referentes à contribuição de previdência oficial devem ser informados quando efetuados em nome do contribuinte.

Para importar os dados do Livro Caixa da Atividade Rural 2005, clique sobre o link Livro Caixa da Atividade Rural 2005. Será apresentada uma caixa de diálogo solicitando que se indique a origem dos dados a serem importados. Informe a unidade (disco rígido ou disquete) e a pasta em que estão os dados. A seguir, selecione o CPF desejado e clique em Importar.

Observações:

1. A importação dos dados do Livro Caixa da Atividade Rural 2005 é obtida através do arquivo gerado pela opção "Exportar para o IRPF 2006" do referido programa.

2. Serão recuperados para o Demonstrativo de Atividade Rural no Brasil:

2.1. Na ficha Receitas e Despesas: todos os dados mensais de “Receita Bruta” e “Despesas de Custeio e Investimento”.

2.2 Na ficha Apuração do Resultado: “Receita recebida em 2005 por conta de venda para entrega futura” e “Valor do adiantamento até 2004 referente a produtos entregues em 2005”.

3. Serão recuperados para o Demonstrativo de Atividade Rural no Exterior:

3.1. Na ficha Receitas e Despesas: somatório anual, por país, da “Receita Bruta” e “Despesa de custeio/investimento”.